sexta-feira, novembro 05, 2010

Typosquantin

Pois é, meu irmão Lino está sendo processado pela Folha de S. Paulo por ter criado o site Falha de S. Paulo, como eu já falei aqui. Segue com sua desobediência civil através do site desculpe a nossa fAlha, que vale a pena acompanhar. Todo dia eu dou uma espiadinha por lá. É impressionante como o Lino, entre uma troca de fralda e outra do meu sobrinho Raul, ainda consegue pensar em ideias muito criativas e bem-humoradas para continuar enchendo o saco da Folha. Isso aí, Lino. Isso aí, Mário. Dão neles.
Bão, a Folha, para não ser acusada de censora, está alegando uso indevido da marca e ainda tem a cara-de-pau de pedir uma indenização por danos morais, uma vez que algum imbecil completo, retardado mental, poderia digitar erroneamente fAlhadespaulo.com.br em lugar de fOlhadespaulo.com.br e pensar que o Otavinho gosta de se vestir de Darth Vader, que a Eliane Cantanhêde tem um alter ego chamado Josiane Tucanhêde que gosta de vestir seu modelito sadomasô nas cores azul e amarelo, e que a Folha de S. Paulo publicou manchetes do tipo: "Dilma criou a segunda-feira" (tá certo que eles chegaram perto disso).
Estaria, nesse caso, configurado o tal "typosquantin", um erro de digitação que pode alterar o sentido do que se pretendia escrever. Exemplo: o sujeito digita "pau" em vez de "pai" e acaba dizendo: "Manda um beijo pro seu pau". É, o typosquantin pode abalar a reputação de muita gente.
Para ocorrer o typosquantin, deve-se avaliar o posicionamento das letrinhas no teclado. Então, o exemplo que eu dei procede, porque as letras "i" e "u" são vizinhas. Mas, no caso do Falha de S. Paulo, isso dificilmente ocorreria, porque as letras "o" e "a" estão bem distantes no teclado. Seria o mesmo que achar que a pessoa poderia escrever "calo" por engano, quando queria, na verdade, escrever "caro". A menos que se trate do Cebolinha, ou que tenha algum tipo de dislexia, parece-me pouco provável. Portanto, não, não é caso de "typosquantin" digitar FAlha de S. Paulo em lugar de FOlha de S. Paulo.
Portanto, a alegação da Folha não procede e o que eles queriam mesmo era censurar o site Falha de S. Paulo. É, Otavinho não deve ter gostado muito de se ver na pele do vilão de "Guerra nas Estrelas" e, muito menos, deve ter gostado de ver sua imagem de "imparcial" e "independente" questionada de maneira tão criativa e plausível.
Sim, porque a Folha sempre investiu nessa imagem de ter o compromisso única e exclusivamente com o leitor (o que é uma piada, é claro) e agora vem um zé ninguém e diz o que no fundo todos sabemos: a Folha é tendenciosa! Oh!!!!!!!!!!!!! Jura?!?!?!?!?!?!?!?!? Talvez a velhinha de Taubaté ainda não soubesse. Talvez.
Infelizmente, nós já sabemos o final dessa história, porque, é claro, o nosso queridíssimo Judiciário TAMBÉM é tendencioso. Oh!!!!!!!!!!!!! Jura?!?!?!?!?!?!?!?!?!? E, digamos, o Judiciário, sinto informá-la, velhinha de Taubaté, tende para o lado de quem tem mais poder. Vejamos, então: quem tem mais poder? o maior jornal do Brasil ou o jornalista Lino Ito Bocchini e seu irmão, o web designer Mário Ito Bocchini? Posso pensar um pouco? Claro, fique à vontade.
É óbvio que, no final, a Folha vai ganhar a parada contra o Falha. Já podemos perceber isso pelos primeiros indícios, quando a Folha conseguiu a antecipação de tutela que obrigou o Lino e o Mário a tirarem do ar o site deles. Posteriormente, o Lino e o Mário tentaram derrubar a liminar e, adivinhem?, não conseguiram.
Sim, a Folha vai ganhar a queda de braço, mas daí a receber indenização por danos morais, há uma distância. Para uma empresa ganhar uma indenização por danos morais (palavras do Sr. Y, lembram dele? Pois é, ele é advogado e uma de suas especialidades é essa parte de direitos autorais) tem que ficar claramente configurado o prejuízo. E, diga-me: qual foi o prejuízo que a Folha sofreu nesse caso? Nenhum, absolutamente. Alguém pensou que o site Falha de S. Paulo era de fato a Folha de S. Paulo? Alguém deixou de comprar a Folha na banca, ou cancelou sua assinatura porque não gostou de ver o Otavinho vestido de Darth Vader? A credibilidade da Folha foi minimamente arranhada? Infelizmente não.
No fim da história, então, a Folha vai ganhar a parada porque o Judiciário vai aceitar a tese de que o Lino e o Mário usaram indevidamente a imagem do jornal. Mas o mesmo Judiciário (acredito eu, e a jurisprudência vai nesse sentido) não vai aceitar o pedido de indenização por danos morais. Lino e Mário, então, vão ter que prometer que nunca mais vão fazer isso, vão ter que pedir desculpas ao Otavinho e vão ter que arcar com as custas judiciais. Infelizmente, não precisamos ser videntes para adivinhar o que vai acontecer com as ações judiciais aqui no Brasil. Não precisamos sequer ser do ramo, como de fato eu não sou e posso ter falado uma pá de merda aqui. Mas eu acho que, daqui a uns dez anos, quando essa história terminar, o Raul não vai poder ganhar a bicicleta que queria de Natal, mas fique tranquilo, meu querido Raul, o tio Tomaz dá a bicicleta pra você, viu?
Só pra terminar com esse papo, ontem eu fui a um boteco ver a banda do Lucas tocar e, qual não foi a minha surpresa quando eu vi que, na mesa, lá estava um jogo americano com notícias impressas pelo jornal "Bolha de S. Paulo"? Isso mesmo, Bolha de S. Paulo, com uma diagramação muito parecida com a da Folha de S. Paulo. No lugar da data, porém, estava escrito: "sexta-feira, aqui sempre é sexta-feira". Fiquei preocupadíssimo, porque um bêbado desavisado pode pensar que está lendo a Folha de S. Paulo e não a Bolha de S. Paulo. Se isso acontecer, ele vai pensar que todo dia é sexta-feira, então ele vai largar o emprego e virar alcoólatra. Depois o cara pode querer processar o Otavinho pela confusão. Já pensou? Melhor os capangas da Folha aparecerem por lá e rápido. Eu só não vou dizer onde é porque o dono do bar é meu amigo, mas, Otavinho, se você me der uma ajudinha financeira (sabe, meu pobre pau, digo, pai, está doente) pode ser que eu abra o bico.