terça-feira, junho 26, 2007

Salvem as Tremas - II

Esfeluntis me disse, depois de passar a noite inteira pesquisando, que o futuro da trema será decidido pela Academia Brasileira de Letras. Então é pra isso que servem aqueles velhinhos? Porra, se nós estamos nas mãos de gente como o Ivo Pitanguy pra tratar dessas questões, estamos lascados. O sujeito deve adorar uma reforma, pois ganhou a vida recauchutando a cara de pessoas endinheiradas. Isso pra não falar no imortal do Marco Maciel, que inspirou o inventor dos Simpsons na criação do senhor Burns. E o Sarney? E mais um bando de figuras de notável importância para o vernáculo...
Pobres tremas. Pobres tremas. Eu estou de fato preocupado.
Disse-me Esfeluntis que a abolição da trema - e outras mudanças - é defendida para que se encontre uma unidade normativa entre todos os países que têm o português como língua-mãe. Ora, pois, não quero saber se em Portugal não se usa mais a trema. Eles também usam uma porrada de "cc" que nós não usamos mais e ninguém tá pedindo para que eles mudem. Eles também não colocam acento em palavras como "idéia" e "bóia" - ou seria liberdade poética do Saramago? Seja como for, soy contra. Não acho que tem que buscar unidade normativa porra nenhuma. Adotemos o "Brazilian-Portuguese" sugerido pelos estadunidenses.
Sou contra a abolição das tremas e ponto, ou melhor, duplo-ponto. Sou pela segregação das normas da língua portuguesa. Sou pela expulsão do Pitanguy do clubinho dos imortais. Sou pela proibição da venda dos livros do Sarney. Sou pelo regime de engorda do Marco Maciel.
PS: Será que o Pitanguy está na ABL porque os velhinhos de lá também querem deixar os vasilhames com caras de imortais?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ufa! Você não tem idéia de como é bom ler essas palavras, eu achava que os portugas tinham conseguido finalmente fazer uma lavagem cerebral em toda a população brasileira. É isso ai, você não está sozinho contra essas mudanças imbecis, conte comigo.

9:46 PM  

Postar um comentário

<< Home