sexta-feira, junho 29, 2007

Cinismo

Eu também não poderia deixar de falar sobre a foto da primeira página da Folha de S. Paulo. O fotógrafo Leonardo Wen foi muito feliz no clique ao pegar um gesto do Lula com o Renan Calheiros em segundo plano, de modo a aparentar que o presidente está passando a mão na cabeça do senador, como que dizendo: fica tranqüilo, meu filho, papai tá aqui.
A Folha põe a foto na primeira página e sustenta um cinismo fantástico, ao fingir que tudo foi feito na maior inocência. A legenda da foto diz: "Renan ouve Lula em cerimônia em que o presidente disse que é cuidado para não 'execrar' as pessoas antes de serem julgadas". A legenda é muito, muito cínica, porque, ao mesmo tempo, finge ignorar a composição da foto e reforça a idéia que o jornal quer passar: olha o Lula querendo salvar mais um aliado aí, gente!
Antevendo a churrascada em que vai dar essa lambança que a Comissão de Ética do Senado tem nos apresentado nos últimos dias, a Folha reforça o sentimento da classe média-alta (seus leitores), que está pronta pra 'execrar' o governo por mais esta palhaçada promovida pelos nossos políticos.
Caso as cabeças pensantes da Folha de S. Paulo não quisessem ser cínicas, o jornal teria se valido de um recurso que eles adoram, que é o de colocar um título engraçadinho em frente à legenda, algo do tipo: "Afago amigo" (não consegui pensar em nada melhor). A Folha não fez isso e não foi por falta de idéias, porque pra ter idéias eles são realmente bons. A Folha não fez isso porque estragaria a sutileza que só o mais puro cinismo exige.
Parabéns, pessoal da Folha. Vocês ainda conseguem me surpreender.