segunda-feira, outubro 30, 2006

Confissões de um Elitista de Merda

Sobre a situação política do nosso querido Brasil, ela me lembra uma tirinha da Mafalda, em que ela conversa sobre as eleições com sua amiguinha minúscula chamada Liberdade. Mafalda: "Seu pai sabe em quem vai votar?" Liberdade: "Sabe, e o coitado anda com uma cara..." Mafalda: "Por quê? Ele acha que o candidato dele vai perder?" Liberdade: "Não, ele acha que vai ganhar. E o coitado anda com uma cara..." Mafalda: "Ué, então por que ele não vota no outro candidato?" Liberdade: "Ele pensou nisso. E o coitado fez uma cara..." Numa outra tirinha, a Liberdade diz mais ou menos isso: "Às vezes meu pai acha que não vão deixar o candidato dele governar. E ele faz uma cara... Depois ele acha que vão deixar, e o coitado faz uma cara..."

Pois é, eu votei no Lula e, confesso, ando com uma cara... Estou cansado dessa masturbação mental entre tucanos e petistas. Profundamente cansado. E aqui, faço uma auto-crítica. Eu alimentei muitas discussões ferozes pra sustentar minha opinião, mas, agora, percebo que não sobrou muito além do cansaço. Explico: na verdade, eu não votei no Lula; votei contra o PSDB-PFL. E por quê? Porque, na verdade, eu votei contra uma mentalidade. Foi um protesto democrático contra a nossa elite preconceituosa, que vota sempre em peso contra o Lula. E eles não votam contra o Lula por questões políticas, nem por causa dos escândalos de corrupção. Eles votam contra o Lula porque são preconceituosos. Eles morrem de vergonha de ter um presidente nordestino, que não tem nem o segundo grau completo.

Algum petista chato pode aparecer aqui e dizer que não, que o Lula incomoda a elite porque ele governa pros pobres. Isso pode ter acontecido antes. A elite não tem mais medo do Lula e nem do PT. Ela sabe que todos eles vão dançar bonitinhos conforme a música se não quiserem levar um sonoro pé nos fundilhos. E eu vou logo avisando: vou dar uma de ditador e não vou nem publicar comentários que venham defender a "preocupação social" do PT. Porque a eleição já passou, ele já ganhou e ninguém precisa vir com essa hipocrisia. Se alguém quiser fingir que acredita que o Lula governou pros pobres (talvez isso ajude a pessoa a dormir em paz), que fique à vontade. E se alguém quer fingir que acredita no atual discurso do Lula ("preparamos o terreno e, agora, daremos o salto de qualidade"), fique também à vontade. Mas não conte comigo. Não conte comigo mesmo.

Enfim, faço coro à fala do Chico Buarque: "É claro que eu vou votar no Lula. Votar no Alckmin é que eu não vou". Eu estou cansado e angustiado, porque não vejo em nenhum partido uma proposta de mudança verdadeira. Eu não sei o que fazer, não sei o que pensar, estou confuso e com uma baita dor de cabeça. Alguém tem alguma sugestão? Também já vou dizendo que, infelizmente, não consigo confiar na derrocada do PFL. Eu sei, eles perderam 20% da bancada; eles só elegeram o governador do DF (o Arruda! lembram dele?); ACMs e Sarneys perderam a eleição; agora eles são só o quarto maior partido do Brasil. Não sejamos ingênuos. O PFL representa uma mentalidade que, muitas vezes, se disfarça por trás de outras siglas. Essa mentalidade está muuuuuuuuuuuuuuuuuito longe de perder força no Brasil. Ela está muito viva.

Eu sei que esse comentário não serve pra nada, porque eu também não proponho nada (tô parecendo o Zé Arbex). Mas talvez sirva pra que fique um incômodo na cabeça de todos nós. Uma dorzinha de cabeça, uma voz que incomoda o tempo todo, a dizer: não mudou nada, não vai mudar nada. Pode me xingar e dizer: você não sabe o que é passar fome, seu elitista de merda. Não sei mesmo. Sou um elitista de merda mesmo. Mas não se iluda ao pensar que um voto no Lula te redime de alguma coisa. Não pense que você é melhor do que eu, seja pelo motivo que for. Nós da elite somos todos uns merdas.

5 Comments:

Blogger Marco Aurélio said...

Tomaz

Lula disse que deve conversar mais com a imprensa no segundo mandato. Ele deve dar entrevistas esta noite para: a Globo, SBT, Record e Bandeirantes.
Com isso, coloca em prática a promessa feita ontem, durante seu primeiro discurso como presidente reeleito. "Eu disse a vocês que eu ia mudar o meu comportamento com a imprensa no segundo mandato, vamos abrir para as perguntas para vocês"

Você viu ( http://www.youtube.com/watch?v=bndJfI7tQIQ ) Lula xingando reporteres!?

Um abraço

Marco Aurélio

6:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Puta, Tô. Texto perfeito!

8:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Toão, meu irmão!! Como vão vc e a cunhada ? Espero que bem, tb. Cara, aproveita que essa porra de eleição passou e que vc teve consciência de que defender candidato é difícil e estressante e esquece o assunto. Alckimin ou Lula teriam uma vida dificil frente a bancadas cheiuas de sangue na boca esperando um escorregão que fosse. Concentra essa sua enegia no trabalho e comece a escrever algo novo. Porque vc não publica trechos do seu livro aqui ? Seria bacana, não ? Bjs cara.

10:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ouch.

1:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com Ygor Valerio
Miriam

10:42 PM  

Postar um comentário

<< Home