domingo, setembro 24, 2006

Canhoto-Gauche-Sinistro

Ontem eu hibernei. Hoje é um belo domingo nublado. Ótimo, também, pra continuar com a hibernação. Mas o dever me chama e, por isso, estou aqui, sem saber o que dizer, mas sem abandonar o dever cívico que me cabe nessa história. Cá estou bravamente, depois de ter me levantado com o pé esquerdo.

Quando eu nasci um anjo torto, desses que vivem nas sombras, apareceu à beira do meu bercinho e disse: Vai Tomaz, ser um escrevinhadeiro gauche na vida. Eu parei de chorar, olhei fundo nos olhos daquele vulto sinistro, e disse: então diz pra minha mãe substituir o leite por uma Serra Malte bem gelada, por favor.

Ser escrevinhadeiro, tudo bem, vá lá, mas ser canhoto enche o saco. Canhoto, filho do cão, à esquerda de Deus, sinistro, torto, canhestro, que faz às canhas, ao contrário, inábil, desajeitado, desastrado. Em outras palavras, discípulo do anjo torto.

O canhoto faz tudo ao contrário mesmo. Eu, por exemplo, quando vou grifar uma frase, começo pelo fim. Pra escrever também faço ao contrário: eu primeiro escrevo e, só depois, penso na idéia.

A única vantagem que eu consegui com o canhotismo foi nos esportes. No futebol, a vaga para a lateral-esquerda era bem menos concorrida. No pingue-pongue eu também derrotava adversários desacostumados a rebater bolas na esquerda. E uma vez eu acertei um tapão na orelha de um moleque chato da escola que não esperava que o golpe viesse daquele lado.

Os destros não fazem nem idéia de que tudo é feito para eles. Nem eu fazia, até que um dia meu pai me levou a uma loja de brinquedos educativos e comprou, dentre outros objetos, tesoura e régua pra canhoto. Eu achei estranhíssimo, porque já estava acostumado com os convencionais e, não consegui dar bom uso àquilo tudo. Em outras palavras, eu já estava colonizado.

Mas tudo mesmo é feito pros destros. Até as portas, quando abrem pra dentro. Se você tentar abrir uma com a mão esquerda, vai ver que não dá certo, porque ela vai trombar em você. Quando abre pra fora, até dá, mas a tendência é que, abrindo com a mão esquerda, você trombe nela. Parece idiota, não? Mas faça o teste.

Eu não acho isso ruim, porque não dá pra ser diferente. Não quero condições especiais por ser "torto". Pode deixar que eu não vou sair por aí lutando por portas especiais aos canhotos.

Se eu fosse um desses chatos que fazem patrulhamento ideológico, iria lutar pelo fim do uso de expressões como aquela que eu usei no primeiro parágrafo: acordar com o pé esquerdo, pra dizer que as coisas não estão dando muito certo. Eu também lutaria pelo fim do: faça isso direito. Por quê? Fazer "esquerdo" é fazer errado?

O pior é que, com a crise mundial da esquerda, as coisas ficaram ainda mais difíceis pro nosso lado. Podem ver como a direita está se sentindo à vontade, soberana, dona da situação. Todos os conservadores do mundo estão rindo e dizendo: não existe outro caminho senão o da direita. O caminho da esquerda é sinistro, torto, canhestro, desajeitado? Sim, porque é o caminho da mudança. E mudar é sempre difícil. Mas não desistamos. Canhotos do mundo inteiro, uni-vos!

Hoje eu descobri que existe uma cidade em Pernambuco que se chama Canhotinho. Aos canhotinenses, mesmo os destros, fica aqui o meu abraço.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Cara, excelente texto.

Me fez lembrar que outro dia estava lendo uma matéria na Isto É que dizia que os canhotos tem maior desenvolvimento cerebral do que os destros. Se isto é verdade (que trocadilho infâme)eu não sei, mas que vcs são mais habilidosos, percebe-se sempre.

Abs

11:19 AM  
Blogger Tomaz Gouvea said...

É, eu já ouvi teorias desse tipo. Quanto à habilidade, o Garrincha era destro, e eu só sabia chutar a bola pra frente e sair correndo. Isso também não é toda vez que funciona.

Abraço.

11:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Porra, mas se comparar a um garrincha ? Tb não tem canhoto no planeta que suporte !!!

Vc certamente jogaria no lugar de um Dênis Muzzarela, o lateral que permitiu o título da internacional de limeira em 86, ou mesmo do Ivan, aquele ex-São Paulino que uma vez bateu o penalty na lateral, quando jogava pelo Zaragoza.

9:17 PM  
Blogger Tomaz Gouvea said...

Fico muito lisonjeado, Fábio. Valeu.

11:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que é isso Toão, vc foi o melhor lateral esquerdo que o Megsuep já teve em toda sua história... E o garrincha só fez o que fez pois nunca enfrentou um lateral esquerdo do seu porte...

1:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que é isso Toão, vc foi o melhor lateral esquerdo que o Megsuep já teve em toda sua história... E o garrincha só fez o que fez pois nunca enfrentou um lateral esquerdo do seu porte...

1:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Garrincha era bom com Russos, queria ver ele enfrentando o Toão Buarque Teixeira de Holanda.

9:28 PM  

Postar um comentário

<< Home